sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulheres ocupam Incra em São Paulo

4 de março de 2011
Por Maria Aparecida

Em continuação à Jornada Nacional de Luta das mulheres no estado de São Paulo, as cerca de 600 mulheres que paralisaram a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, ocuparam, na tarde de quinta-feira (3/2), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em São Paulo.

A mobilização tem como objetivo exigir do Ministério do Desenvolvimento Agrário a mudança na política de gestão do órgão responsável pela Reforma Agrária em São Paulo, o Incra-SP.

Nós últimos anos a Reforma Agrária no estado de São Paulo, bem como acontece em praticamente todos os estados brasileiros, vem enfrentando grandes limites e dificuldades em relação ao assentamento das famílias acampadas. Algumas destas famílias estão acampadas há mais de 8 anos.

Em relação à implantação e desenvolvimento dos assentamentos a situação também é bastante desrespeitosa. Parte dos assentamentos tem sua infraestrutura extremamente precarizada, com estradas intransitáveis, demora ou mesmo não construção de moradias nestes espaços, não acesso à água potável, entre outras coisas.

Sobre o desenvolvimento da produção, falta assistência técnica compatível com a necessidade e a realidade das famílias. Além disso, existe uma grande dificuldade no acesso aos créditos de implantação do assentamento pelas famílias.

Por último, não existem políticas públicas que viabilizem, desenvolvam ou fortaleçam as empresas sociais das trabalhadoras e trabalhadores, como as associações, cooperativas e agroindústrias.

Por esta situação, é que as mulheres, mais uma vez, impõem sua presença neste espaço, não para negociar, mas para exigir a mudança na atual política de gestão deste órgão.

Da Página do MST

Nenhum comentário: