quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nova Greve Geral na Grécia

Trabalhadores do setor público grego inicial hoje uma greve geral de 24 horas em protesto contra as medidas de austeridade implementadas pelo governo frente à crise financeira.A paralisação foi convocada pela Confederação dos Sindicatos de Funcionários Públicos (Adedy) e a União de Funcionários Civis, as maiores organizações sindicais do país, que somam 500 mil filiados.

Os trabalhadores manifestam seu descontentamento com a política de arrocho e cortes sociais impostos pelo Executivo grego ao longo de 2011 para reduzir o déficit público. Eles esperam que o governo reconsidere o plano anti-crise concebido como moeda de câmbio para conseguir ajuda da União Europeia e do FMI, no valor de 10 milhões de euros.

Segundo os organizadores da Adedy, Atenas ficará praticamente toda paralisada nesta quarta-feira, já que o transporte urbano cessará seus serviços, com exceção do metro que funcionará parcialmente.

Ações semelhantes acontecerão por todo país: barcos permanecerão atracados nos portos; tens e ônibus ficarão em seus respectivos terminais já que os condutores somaram-se à paralisação.

Os hospitais públicos somente atenderão casos de emergência. Aeroportos, escolas, órgãos públicos, creches e serviços variados não abrirão até amanhã.

O protesto contra o severo plano de cortes motiva no país protestos quase diários contra, entre outros pontos, a alta dos impostos, a fusão de empresas, o incremento da idade de aposentadoria e congelamento dos salários.

A greve geral convocada para hoje é primeira deste tipo no ano de seis que foram organizadas por sindicatos do setor público em 2010 contra o rigoroso plano de ajustes.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: