terça-feira, 4 de janeiro de 2011

WIKILEAKS: “Chávez é um inimigo que precisa ser destabilizado”, disse embaixador dos Estados Unidos em Santiago

O diplomata norte-americano Craig Kelly, que foi embaixador dos Estados Unidos em Santiago do Chile, enviou um despacho em julho de 2007 com o título “Plano de Ação para isolar Hugo Chávez no continente e reafirmar a liderança dos Estados Unidos”.

O documento revela a preocupação do embaixador com a influência de Chávez e diz que “apesar das diabruras e travessuras”, Chávez não pode ser considerado um “simples caudilho”. Em outro trecho ele classifica o presidente da Venezuela como sendo um “inimigo formidável, mas que pode ser derrotado”.

No texto, Kelly afirmou que a entrada da Venezuela no Mercosul afetaria as relações dos EUA com os países membros do acordo: “não devemos ser tímidos ao afirmar que a Venezuela pode afetar nossos interesses com o bloco comercial”. O embaixador indica que uma possível solução seria o investimento em tratados de livre-comércio individuais com cada país.

O embaixador também recomendou que os EUA investissem mais na região e, por meio da diplomacia, vendesse uma imagem que exaltando os valores “da democracia, do comércio livre e do trabalho para fazer frente aos males dos socialismo”.
 
ORIGINAIS:

Reference ID:07SANTIAGO983
Created: 2007-06-18 14:02
Released: 2010-12-09 13:01
Classification:SECRET
Origin: Embassy Santiago
VZCZCXYZ0000
PP RUEHWEB

P 181445Z JUN 07
FM AMEMBASSY SANTIAGO
SIPDIS
E.O. 12958: DECL: 06/15/2017
TAGS: PGOV PREL KDEM KCRM AR BO BR PARM UY VE CI
SUBJECT: A SOUTHERN CONE PERSPECTIVE ON COUNTERING CHAVEZ AND REASSERTING U.S. LEADERSHIP

REF: ASUNCION 396 Classified By: AMBASSADOR CRAIG KELLY; Reasons 1.4(b), (d)

Nenhum comentário: