quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Novo protesto contra o aumento das tarifas em São Paulo

Só no pipoco em São Paulo!!!


MPL-SP realizará a terceira manifestação do ano nesta quinta-feira às 17hs

Nesta quinta-feira (27) acontece a terceira manifestação do ano contra o reajuste das passagens dos ônibus municipais em São Paulo (SP), vigente desde o dia 5 de janeiro. O protesto será realizado em frente ao Teatro Municipal, no centro da capital paulista, às 17 horas.

A ação é organizada pelo Movimento Passe Livre de São Paulp (MPL-SP), com apoio de entidades, sindicatos e organizações políticas.

De acordo com nota do MPL, o movimento “defende uma concepção de transporte público baseada na participação popular na tomada de decisões e na universalidade do acesso, através da gratuidade”.

Neste início de 2011, o MPL já realizou duas manifestações: na praça da República, no dia 13, e na praça do Ciclista, no dia 20. O protesto do dia 13 foi violentamente reprimido pela Polícia Militar (PM) e resultou em 10 feridos e 30 militantes presos. Participaram em torno de 700 pessoas.

Já a manifestação do dia 20 durou três horas sem nenhum incidente. Cerca de 4 mil pessoas participaram do ato e fecharam o cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio por cerca de 15 minutos.

Ainda no final de 2010, quando houve o anúncio de que as passagens dos ônibus iriam sofrer reajuste, o movimento iniciou a realização de protestos com duas ações, nos dias 24 de novembro e 16 de dezembro.

A tarifa dos ônibus municipais de São Paulo passou de R$ 2,70 para R$ 3,00. Houve aumento nas passagens em mais outras 17 cidades neste início de ano.
 
(Brasil de Fato)

Nenhum comentário: